domingo, 20 de março de 2011

CONSUMIDORA CRIA SITE PARA RECLAMAR DA RENAULT E JUSTIÇA MANDA TIRAR DO AR

Autora do protesto recorreu da decisão e diz que vai manter página no ar, mesmo com o risco de ter de pagar multa diária de R$ 100,00.

Texto de Simão Mairins, www.administradores.com.br

O site www.meucarrofalha.com.br, criado pela consumidora Daniely Argenton em protesto contra a fabricante de carros Renault vem causando um burburinho grande na web. Agora, por decisão judicial, a página e os perfis criados nas redes sociais deverão ser retirados do ar. A medida foi expedida ontem (14) e determinou a retirada em um prazo de 48h, sob o risco de multa diária de R$ 100, em caso de descumprimento. No Twitter, entretanto, Daniely afirmou que vai manter o protesto até que seu recurso seja julgado.
Dona de um modelo Megáne Sedan 2.0, a consumidora explica, que comprou o veículo há quatro anos e, desde os primeiros dias de uso, ele apresentou falhas que comprometiam a segurança dos usuários.
"Criei o site por entender que, nos dias atuais, a internet é o meio mais eficaz de divulgação e defesa de direitos não respeitados", afirma Daniely, em entrevista exclusiva ao Portal Administradores.

Confira abaixo a entrevista completa.

Por que a ideia do site? Você acha que, com ele, vai solucionar mais facilmente seu problema?
Criei o site por entender que, nos dias atuais, a internet é o meio mais eficaz de divulgação e defesa de direitos não respeitados. Compreendo que a divulgação ajuda na solução, porque as empresas tomam conhecimento e precisam agir de forma mais rápida e com real vontade de resolver. Afinal de contas, não é mais só o consumidor que exige uma resposta, passam a ser milhões de consumidores que querem saber a postura que a empresa adota em casos assim. Pretendo, com o site, ser um meio de defesa de consumidores que, assim como eu, foram seriamente desrespeitados por empresas que ainda não compreenderam a evolução e a nova consciência do consumidor brasileiro.

O site gerou alguma iniciativa da empresa no sentido de auxiliá-la e resolver o seu problema?
Sim, entraram em contato. Porém, ainda não há qualquer posicionamento nem apresentação de solução.

Vimos que a Justiça determinou que o seu site seja retirado do ar, bem como os perfis nas redes sociais. O que você achou da medida?
Em minha opinião, tenho o direito, constitucionalmente previsto, de expressar-me, como fiz, sem qualquer ofensa nem exacerbação. Não tenho a intenção de macular a imagem da empresa, apenas de contar minha história e demonstrar minha insatisfação.

Você recorreu da decisão?
Está com meu advogado.

Um cliente da Brastemp, há alguns meses, teve uma iniciativa parecida com a sua, por conta de um refrigerador com defeito. Você acha que, com a popularização da internet e o crescimento das redes sociais, fica mais fácil de os clientes serem ouvidos?
Com certeza. A internet e o Twitter são, definitivamente, os novos canais de reclamação e, principalmente, defesa do consumidor. Aproveito a oportunidade para agradecer, com profundo respeito, cada uma das mensagens recebidas. Agora, mais do que nunca, temos voz e meio de ação.

A redação do Portal Administradores entrou em contato com a assessoria de imprensa da Renault, mas não obteve resposta até a publicação da matéria.

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