quinta-feira, 1 de março de 2012

PUBLICIDADE E GÊNEROS TEXTUAIS

Talvez haja quem pense que os diferentes gêneros textuais são utilizados apenas no sistema escolar. É um engano. Textos narrativos, descritivos ou dissertativos / argumentativos aparecem em qualquer tipo de expressão.Veja, por exemplo, a peça publicitária abaixo:

O princípio do Carnaval é o mesmo da mudança: não ficar parado.

–  :) ITAÚ. Patrocinador oficial do Carnaval de rua do Rio e de Salvador.

Notou que nele predomina o gênero dissertativo? Analise por quê:

a. ele é temático, ou seja, estrutura-se sobretudo com o auxílio de substantivos abstratos (princípio, mudança, Carnaval);

b. as relações que se estabelecem são lógicas e não cronológicas: no Carnaval, não se fica parado; na mudança também não; logo, há semelhança entre os dois conceitos;

c.  o tempo presente está empregado em seu valor atemporal, aquele que exprime verdades universais,válidas para todos os homens. Assim, tanto o Carnaval quanto a mudança estão intrinsecamente associados à ideia de dinamismo: nem o Carnaval nem a mudança se associarão, em algum momento, ao conceito de  algo estático.Passe a observar os comerciais com que você tem contato. Rapidamente concluirá que alguns são mais descritivos; outros, mais narrativos; outros, sobretudo dissertativos ou argumentativos.É uma forma de conhecer melhor a linguagem que você se usará em sua vida profissional.

Enviado por: Profa. Vanda Baruffaldi
Postado por: Edson Paiva

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