domingo, 11 de março de 2012

CONAR DETERMINA QUE PUBLICIDADE ACUSADA DE RACISMO SEJA ALTERADA.


A peça, criada pela agência AlmapBBDO para ser veiculada em mídia impressa foi acusada por um consumidor de promover o racismo, em novembro do ano passado.
O anúncio apresentando da nova embalagem do azeite Gallo deverá ser modificado, de acordo com decisão do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), após julgamento realizado na última quinta-feira (8).
A peça, criada pela agência AlmapBBDO para ser veiculada em mídia impressa foi acusada por um consumidor de promover o racismo, em novembro do ano passado. O fato ocorreu por causa do texto da propaganda: "O nosso azeite é rico. O vidro escuro é o segurança".
"Não vejo conotação racista", diz líder do Unegro
No entanto, a suspeita foi considerada exagerada pela União de Negros Pela Igualdade (Unegro). No último mês, o coordenador nacional da entidade, Jerônimo Silva Júnior, declarou não viu racismo na publicidade. "Não vi nada demais. Não vejo conotação racista. É só humor mesmo. Até porque, fala do escuro, não fala do negro, da raça", afirmou.
Ele entendeu que o vidro escuro da embalagem, que tem como finalidade a proteção do azeite da oxidação causada pela luz, foi associado aos seguranças por causa da cor das roupas que os profissionais usam.
"Eles usam roupas escuras, independentemente de o segurança ser branco ou negro. Acho que temos que ter cuidado com as nossas ações, para não banalizar as nossas reivindicações, argumentou".
Justificativa do Conar
Ao ser procurado pela Exame, o Conar explicou a decisão em nota: "Os conselheiros seguiram o voto do relator, que considerou não haver no anúncio intenção racista mas ponderou que ele permite tal interpreção e que a comunicação não deve dar margem a associações equivocadas, pela responsabilidade social que tem".

Fonte: Portal da Exame e do Jornal do Brasil
Enviado por: Marco Antônio Frabetti
Postado por: Edson Paiva

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