terça-feira, 14 de dezembro de 2010

CAMPANHA COMPARATIVA DA NISSAN PROVOCA CONCORRENTES

Nissan ataca com dupla sertaneja "Railuque e Maloque". Uma paródia aos concorrentes (Hilux - Toyota e Amarok - VW)

A marca japonesa voltou a provocar as concorrentes, acusando outras picapes de não serem tão resistentes quanto a sua Frontier. A dupla sertaneja fictícia aparece no filem da montadora, que mais uma vez provoca a concorrência.

Em tom provocativo, o novo comercial da Frontier, da Nissan, compara a verdadeira utilidade do veículo com o uso esnobe de picapes concorrentes por uma dupla sertaneja fictícia. Criado pela Lew’Lara\TBWA, o filme Agroboy tem formado de videoclipe e estreou no último final de semana. "A dupla sertaneja Railuque e Maloque representa o que chamamos de cowboy de posto de gasolina. Porque eles chegam ao posto, abrem as portas da picape, que está sempre limpinha, e ligam o som bem alto. Ou seja, não têm nada a ver com a utilidade da picape", explica Manir Fadel, diretor de criação da agência. O nome da dupla Railuque e Maloque é uma clara e bem humorada referência ao Hilux, da Toyota, e ao Amarok, da Volkswagen – concorrentes do Frontier.

Assim como a dupla fictícia, que tem o rosto pintado e canta suas aventuras de cowboy no jogo de futebol em carpete, as picapes concorrentes, que não tem o símbolo nem a identidade revelados no comercial, são apresentadas como se não fossem tão resistentes. Em determinado trecho da música cantada no comercial, a letra fala sobre resistência a lama e pedras: "A gente nunca andou na grama, não sujou o pneu de lama. Temos no pastoville plantação de banana. Fui feita pra agroboy. Cowboy de posto".

Murilo Moreno, diretor de marketing da Nissan do Brasil, defende a publicidade comparativa. "Quando você não é líder de mercado, é sempre bom comparar. Assim, lembramos ao consumidor que existimos", frisa. Aproveitando o final do IPI reduzido, a montadora pretende posicionar o Frontier à frente dos concorrentes.

Quanto à reação de outras montadoras e do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), tanto a Nissan como a Lew’Lara dizem estar preparadas. "Dessa vez tomamos o cuidado de não mostrar as marcas dos outros carros, mas geralmente o concorrente reage quando se sente atingido. Para nós, isso não é ruim porque da mais visibilidade à campanha. Entretanto, desta vez, eles têm menos argumento", acredita Fadel. Já Moreno diz que espera qualquer tipo de reação. "No caso da campanha do Livina, eles reagiram muito forte, por isso espero de tudo", explica o executivo.

No comercial do Livina, veiculado em setembro, engenheiros e executivos de montadoras concorrentes ficavam nervosos com as premiações recebidas pelo carro da Nissan. Havia referências a três marcas concorrentes e suas nacionalidades: GM Meriva (norte-americanos), Honda Fit (japoneses) e Fiat Idea (italianos). Acatando liminar do Conar, Nissan e Lew’Lara retiraram o comercial do ar e, logo em seguida, lançaram novo filme com o pedido de desculpa às montadoras "por ter feito um carro melhor que o de vocês".

Assisita ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=7LY_yBm8lcA

Enviado por: Frabetti

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