segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PALESTRA - DIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL - GRUPO VIDA BRASIL DE BARUERI

Neste último sábado (24 de setembro de 2011), dia da Responsabilidade Social, o Unifieo recebeu a Representante do Grupo Vida Brasil, de Barueri – Thaís Yuri – que palestrou sobre os projetos da instituição e sobre a importância das atividades voltadas para o 3º setor.
Para abrir a palestra, o professor e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Sérgio Marin, falou sobre Marketing Social, diferenças entre “ONG’s” e “3º setor”, e, principalmente, sobre o contraste dos conceitos “Ter” e “Ser”.
Atualmente, perante o crescimento cada vez maior da consciência do seu papel na sociedade, a maioria das empresas não mais se preocupa apenas com o “vender e lucrar”, mas sim, com o pós-venda e com a imagem que transmitirá para o público em geral. Investir em projetos sociais é uma forma que as organizações possuem de mostrar o seu lado “ser” e assumir sua responsabilidade como “empresa cidadã”, contribuindo, assim, com as melhorias do país.
Para exercer esse papel, as empresas podem desenvolver seus próprios projetos, ou contribuir com ONG’s, como por exemplo o Grupo Vida Brasil. Trata-se de uma entidade civil sem fins lucrativos, que possui como missão: “promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania do idoso, valorizando o envelhecimento e a qualidade de vida”. Fundado em 1997, o Grupo Vida presta serviços gratuitos às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Para manter-se, depende de parcerias com o Governo e com outras empresas, da prestação de serviços voluntários e das doações de pessoas físicas e jurídicas.
O Grupo Vida presta serviços de duas formas distintas: através do programa "Cuidar é Preciso", que atende idosos que residem no Asilo Municipal de Barueri – Grupo Vida Residência – e por meio do Grupo Vida - Sede, onde são realizados vários projetos voltados tanto para os idosos, quanto para seus familiares e cuidadores.
O grupo surgiu perante a percepção de que existia uma grande demanda e nenhuma instituição na cidade de Barueri voltada exclusivamente para a prestação de serviços aos idosos. O Grupo Vida é, ainda hoje, a única entidade no município que atende esse público.
Esse é, inclusive, um problema que acompanha nossa sociedade: atualmente, muitas instituições e empresas realizam projetos voltados para crianças, jovens e adultos, e poucas para idosos.
O que a sociedade ainda não se deu conta é que o quadro de quantidade de pessoas por faixa etária do nosso país está mudando drasticamente. Em 1950, os idosos representavam 4,9% da população total no Brasil. Em 2010, já aumentou para 10,2% da população. A previsão é que em 2050 seja 29,7% da população total – são 64 milhões de pessoas acima de 60 anos. Haverá duas vezes mais idosos do que crianças no Brasil.
Por um lado, essa mudança é positiva, afinal, significa que estamos vivendo mais – o que costuma ser o desejo da maioria das pessoas. O envelhecimento é natural e faz parte desse processo. Porém, a situação é preocupante pelo fato de não estarmos preparados para isso – existem poucas entidades que atendem aos idosos, o espaço público urbano não possui adaptações necessárias e, vergonhosamente, o desrespeito ao idoso ainda acontece frequentemente.
Em menos de 40 anos, a realidade será outra. É por essa razão que precisamos tomar providências: o Governo precisa se preparar, as empresas e as pessoas devem voltar os seus olhos para causas que busquem melhorias da qualidade de vida, se preocupando mais com o futuro. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de contribuições com projetos e entidades que prestam serviços para idosos. É necessário valorizarmos o envelhecimento e nos prepararmos para recebê-lo.

Observações: A pedido do Prof. Edson Paiva, o Grupo Vida foi convidado para participar do evento pela agência experimental 1º Plano – Comunicação, do 6º semestre de Publicidade e Propaganda. Alunas envolvidas: Aline Suelen, Angélica Melo, Erika Kis, Giselle Cristina Berni, Mariana Oliveira e Wanderléia Abreu.

O público foi composto pelas integrantes da agência, alunos de outros cursos do Unifieo e parentes. Contamos também com a participação do professor Ernesto Almeida, na discussão sobre o assunto.

Texto de: Aline Suelen
Postado por: Edson Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário