sexta-feira, 30 de setembro de 2011

ESTÁGIO - ROCKET BRASIL

Estamos procurando candidatos para estágio na área de cadastro de produtos para o site, uma das áreas mas importantes da empresa. O estágio será de 5 horas, bolsa auxílio compatível com o mercado, VR e VT.
A Rocket Brasil é a operação brasileria da incubadora de empresas de internet de maior sucesso na Europa (www.rocket-internet.de). Várias empresas bem sucedidas estão nosso portofolio, entre elas o Groupon, maior clube de compras eletrônico do mundo, e neste momento estamos lançando 3 startups na área de e-commerce.
Os candidatos interessados deverão mandar um email com o título "Estágio" imediatamente, para recrutamento@kanui.com.br  pois temos grande urgência em contratar.

Enviado por: Sérgio Marin
Postado por: Edson Paiva

CAMPANHA NISSAN FRONTIER - PÔNEIS MALDITOS

Conar arquiva processo dos Pôneis Malditos.
Por decisão unânime foi tomada nesta quarta, 28, durante reunião da 7ª Câmara do Conselho. Os 15 membros presentes à reunião da 7ª Câmara do Conselho Nacional de Autorregulamentalção Publicitária resolveram arquivar a representação contra o comercial “Pôneis Malditos”, criada pela Lew’Lara\TBWA para o Nissan Frontier. O processo foi aberto após o Conar receber 30 reclamações, a maioria delas questionando o uso do termo “malditos” no filme. A reunião realizada nesta quarta-feira, 28, contou com a participação de 15 conselheiros.
O comercial “Pôneis Malditos” já foi assistido mais de 13 milhões de vezes no canal oficial da Nissan no YouTube, sendo que 46.758 gostaram do filme e 3.503 não gostaram (números do final da tarde desta quarta, 28).

http://www.youtube.com/watch?v=X3yGSJE53kU

Enviado por: Marco Antônio Frabetti
Postado por: Edson Paiva

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

GOVERNO PEDE SUSPENSÃO DE ANÚNCIO DE LINGERIE COM GISELE BÜNDCHEN

A Secretaria de Políticas para Mulheres do governo federal pediu ao Conar (Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária) a suspensão do campanha publicitária "Hope ensina", que traz a modelo Gisele Bündchen mostrando a "melhor maneira" de contar más notícias ao marido.
Primeiro, Gisele aparece usando roupas normais para falar, por exemplo, que bateu o carro. A estratégia é classificada como "errada" e em seguida a forma "correta" é mostrada: a modelo repete a notícia, usando apenas lingerie. "Você é brasileira, use seu charme", conclui a peça publicitária, que está no ar desde o último dia 20.
A secretaria afirmou que recebeu, por meio da ouvidoria, diversas manifestações de indignação contra a peça. Foram enviados dois ofícios - um ao Conar, pedindo a suspensão da propaganda, e outro ao diretor da Hope Lingerie, Sylvio Korytowski, manifestando repúdio à campanha.
Para a secretaria, "a propaganda promove o reforço do estereótipo equivocado da mulher como objeto sexual de seu marido e ignora os grande avanços que temos alcançado para desconstruir práticas e pensamentos sexistas".
A Secretaria de Políticas para Mulheres também diz acreditar que o comercial reforça a discriminação contra a mulher, o que infringe a Constituição Federal.
Em nota, a Hope afirma que a propaganda teve o objetivo de mostrar, com bom humor, que a sensualidade natural da mulher brasileira pode ser uma arma eficaz na hora de dar uma má notícia e que os exemplos utilizados não tiveram a intenção de parecer sexistas.
Leia a nota da Hope na íntegra, assinada pela diretora Sandra Chayo:

"Nota à Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM)
Em relação às denúncias recebidas por essa Secretaria por conta da campanha publicitária “HOPE ensina”, a HOPE, empresa com 45 anos de história e que sempre primou pela excelente relação com as suas consumidoras, esclarece que a propaganda teve o objetivo claro e bem definido de mostrar, de forma bem-humorada, que a sensualidade natural da mulher brasileira, reconhecida mundialmente, pode ser uma arma eficaz no momento de dar uma má notícia. E que utilizando uma lingerie HOPE seu poder de convencimento será ainda maior.
Os exemplos nunca tiveram a intenção de parecer sexistas, mas sim, cotidianos de um casal. Bater o carro, extrapolar nas compras ou ter que receber uma nova pessoa em sua casa por tempo indeterminado são fatos desagradáveis que podem acontecer na vida de qualquer casal, seja o agente da ação homem ou mulher.
Foi exatamente para evitar que fôssemos analisados sob o viés da subserviência ou dependência financeira da mulher que utilizamos a modelo Gisele Bundchen, uma das brasileiras mais bem sucedidas internacionalmente. Gisele está ali para evidenciar que todas as situações apresentadas na campanha são brincadeiras, piadas do dia-a-dia, e em hipótese alguma devem ser tomadas como depreciativas da figura feminina. Seria absurdo se nós, que vivemos da preferência das mulheres, tomássemos qualquer atitude que desvalorizasse nosso público consumidor."
Veja o anúncio e opine:
http://www.youtube.com/watch?v=NhmswJXgC7A

Fonte: Folha de S. Paulo
Postado por: Edson Paiva

EMPREGO - ASSISTENTE DE MARKETING

A Inrise RH recruta Assistente de Marketing, para trabalho em escritório de advocacia, localizado em São Paulo - SP.
Principais funções:
Foco em metas e estruturação de departamento; Divulgação da empresa; Atualização de site, com busca e inserção de notícias; Elaboração e disparo de e-mail marketing; Inserção de notícias, informes e artigos em redes sociais; Acompanhamento e revisão no desenvolvimento de materiais de divulgação; Elaboração, controle e solicitação de material institucional (folders, cartões, brindes, etc.); Prospecção de clientes; Fidelização de clientes; Relacionamento com clientes.
Requisitos:
Superior em Marketing ou Publicidade e Propaganda; Bons conhecimentos de internet; Bons conhecimentos de Word, PowerPoint, Outlook; Perfil negociador; Habilidades com o público; Bons relacionamentos com fornecedores; Boa comunicabilidade e objetividade; Excelente redação; Conhecimento língua inglesa.
Salário:
R$ 1.500,00
Benefício:
Seguro saúde;
Vale transporte;
Vale refeição (R$ 18,60/dia)
Forma de contratação:
CLT
Período e horário de trabalho:
De segunda a sexta-feira;
9 às 18 horas.
Local de trabalho:
Cerqueira César – São Paulo

Interessados deverão enviar CV, citando o nome da vaga no “Assunto/Subject” do e-mail, exclusivamente para: recrutamento@inriseconsultoria.com.br

Postado por: Edson Paiva

PALESTRA - PRIMAVERAS FILOSÓFICAS

Nesta 2a. feira (26/09), foi realizada no Anfiteatro Luiz Carlos de Azevedo Filho (Amarelo) a já tradicional mesa de debates sobre temas atuais e do cotidiano, analisados a luz da filosofia e outras ciências.
Mediado pelo professor Ronaldo Arnoni, o evento sempre reune um grande número de estudantes dos curso de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Design Digital entre outros, interessados nas discussões sobre os temas abordados, pelos professores que fazem parte desta mesa.
Postado por: Edson Paiva

PALESTRA - MÍDIAS SOCIAIS

Na última 5a. feira, 22/09, foi  proferida por Pedro Barbosa, responsável pelo Programa Ação e Meio Ambiente, que já  foi veiculado na TV Cultura e TV Web.
Na palestra foi tratada da concentração da informação com poucos e grandes grupos de mídia no país. Sobre o papel das redes sociais e novas mídias na democratização da comunicação e da informação no país.
O Prof. Marcos Ryo, do curso de Publicidade e Propaganda e Design Digital, também falou sobre a importância das redes colaborativas e dos recentes avanços tecnológicos da área.

Postado por: Edson Paiva

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PALESTRA - DIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL - GRUPO VIDA BRASIL DE BARUERI

Neste último sábado (24 de setembro de 2011), dia da Responsabilidade Social, o Unifieo recebeu a Representante do Grupo Vida Brasil, de Barueri – Thaís Yuri – que palestrou sobre os projetos da instituição e sobre a importância das atividades voltadas para o 3º setor.
Para abrir a palestra, o professor e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Sérgio Marin, falou sobre Marketing Social, diferenças entre “ONG’s” e “3º setor”, e, principalmente, sobre o contraste dos conceitos “Ter” e “Ser”.
Atualmente, perante o crescimento cada vez maior da consciência do seu papel na sociedade, a maioria das empresas não mais se preocupa apenas com o “vender e lucrar”, mas sim, com o pós-venda e com a imagem que transmitirá para o público em geral. Investir em projetos sociais é uma forma que as organizações possuem de mostrar o seu lado “ser” e assumir sua responsabilidade como “empresa cidadã”, contribuindo, assim, com as melhorias do país.
Para exercer esse papel, as empresas podem desenvolver seus próprios projetos, ou contribuir com ONG’s, como por exemplo o Grupo Vida Brasil. Trata-se de uma entidade civil sem fins lucrativos, que possui como missão: “promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania do idoso, valorizando o envelhecimento e a qualidade de vida”. Fundado em 1997, o Grupo Vida presta serviços gratuitos às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Para manter-se, depende de parcerias com o Governo e com outras empresas, da prestação de serviços voluntários e das doações de pessoas físicas e jurídicas.
O Grupo Vida presta serviços de duas formas distintas: através do programa "Cuidar é Preciso", que atende idosos que residem no Asilo Municipal de Barueri – Grupo Vida Residência – e por meio do Grupo Vida - Sede, onde são realizados vários projetos voltados tanto para os idosos, quanto para seus familiares e cuidadores.
O grupo surgiu perante a percepção de que existia uma grande demanda e nenhuma instituição na cidade de Barueri voltada exclusivamente para a prestação de serviços aos idosos. O Grupo Vida é, ainda hoje, a única entidade no município que atende esse público.
Esse é, inclusive, um problema que acompanha nossa sociedade: atualmente, muitas instituições e empresas realizam projetos voltados para crianças, jovens e adultos, e poucas para idosos.
O que a sociedade ainda não se deu conta é que o quadro de quantidade de pessoas por faixa etária do nosso país está mudando drasticamente. Em 1950, os idosos representavam 4,9% da população total no Brasil. Em 2010, já aumentou para 10,2% da população. A previsão é que em 2050 seja 29,7% da população total – são 64 milhões de pessoas acima de 60 anos. Haverá duas vezes mais idosos do que crianças no Brasil.
Por um lado, essa mudança é positiva, afinal, significa que estamos vivendo mais – o que costuma ser o desejo da maioria das pessoas. O envelhecimento é natural e faz parte desse processo. Porém, a situação é preocupante pelo fato de não estarmos preparados para isso – existem poucas entidades que atendem aos idosos, o espaço público urbano não possui adaptações necessárias e, vergonhosamente, o desrespeito ao idoso ainda acontece frequentemente.
Em menos de 40 anos, a realidade será outra. É por essa razão que precisamos tomar providências: o Governo precisa se preparar, as empresas e as pessoas devem voltar os seus olhos para causas que busquem melhorias da qualidade de vida, se preocupando mais com o futuro. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de contribuições com projetos e entidades que prestam serviços para idosos. É necessário valorizarmos o envelhecimento e nos prepararmos para recebê-lo.

Observações: A pedido do Prof. Edson Paiva, o Grupo Vida foi convidado para participar do evento pela agência experimental 1º Plano – Comunicação, do 6º semestre de Publicidade e Propaganda. Alunas envolvidas: Aline Suelen, Angélica Melo, Erika Kis, Giselle Cristina Berni, Mariana Oliveira e Wanderléia Abreu.

O público foi composto pelas integrantes da agência, alunos de outros cursos do Unifieo e parentes. Contamos também com a participação do professor Ernesto Almeida, na discussão sobre o assunto.

Texto de: Aline Suelen
Postado por: Edson Paiva

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

DIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

Amanhã (Sábado) 24/09 teremos aqui no UNIFIEO uma Palestra com Thaís Yuri e Neuma Nogueira, representantes do Grupo Vida de Barueri que irá falar sobre os projetos da instituição e sobre a importância das atividades voltadas para o 3o. setor.
Todos os alunos do curso estão convidados a assistir e participar. A presença no evento valerá como crédito de horas para atividade complementar.
Os interessados deverão imprimir previamente o formulário próprio para isso e solicitar a assinatura ao Prof. Sérgio Marin ao final do evento.
A Palestra acontecerá as 10h00 da manhã na sala digital 2 verde.

Postado por: Edson Paiva

ESTÁGIO

MARKETING

A Inrise RH recruta Estagiário de Marketing, para trabalho em escritório de advocacia, localizado em São Paulo - SP.
Principais funções:
Foco em metas e estruturação de departamento;
Divulgação da empresa;
Atualização de site, com busca e inserção de notícias;
Elaboração e disparo de e-mail marketing;
Inserção de notícias, informes e artigos em redes sociais;
Elaboração, controle e solicitação de material institucional (folders, cartões, brindes, etc.);
Acompanhamento e revisão no desenvolvimento de materiais de divulgação;
Negociação com fornecedores;
Prospecção de clientes;
Fidelização de clientes;
Relacionamento com clientes;
Requisitos:
Cursando Superior em Marketing, Publicidade e Propaganda ou Relações Públicas, no período noturno;
Bons conhecimentos de Internet, Word, PowerPoint, Outlook;
Perfil negociador;
Habilidades com o público;
Boa comunicabilidade e objetividade;
Excelente redação.
Bolsa auxílio:
R$ 800,00
Benefício:
Vale transporte;
Refeição no local.
Forma de contratação:
Estágio
Período e horário de trabalho:
De segunda a sexta-feira das 11 às 18 h (1 hora intervalo para almoço);
Local de trabalho:
República – São Paulo
Interessados deverão enviar CV, citando o nome da vaga no “Assunto/Subject” do e-mail, exclusivamente para: recrutamento@inriseconsultoria.com.br

Postado por: Edson Paiva

EMPREGO

ANALISTA DE MARKETING

Atividades:
· Atuar em montar e executar o plano de marketing da empresa, gerindo ações de relacionamento com clientes, prospects e fornecedores, aproveitando o máximo potencial de cada público.
· Gerenciar a produção e envio das revistas e show de ofertas e seu conteúdo, sendo o contato entre agência, gráfica, departamento de produtos e o resto da empresa.
· Manter o site atualizado e funcionando, gerenciar as ferramentas Google Adwords e Analytics.
· Gerenciar o recebimento das receitas de marketing, estabelecer e cumprir metas mensais de recebimento, elaborar e enviar e-mail marketing, detectando a necessidade e produzindo outras comunicações.
· Fazer manutenção do mailing, elaborar e enviar comunicados a toda empresa, conforme necessidade e demais rotinas pertinentes ao cargo.

Requisitos:
· Experiência na área.
· Ensino Superior completo em Marketing ou Publicidade.
· Conhecimentos avançados no pacote Office.
· Conhecimentos básicos de softwares de edição de imagens, noções de produção gráfica.
· Profissional com proatividade, visão estratégica, liderança e desenvoltura com internet.

Benefícios: Vale-transporte

Regime de contratação: CLT (Efetivo)

Faixa Salarial: De R$ 2.001,00 a R$ 3.000,00

CVs para: vagamkt.@mto.com.br

Postado por: Edson Paiva

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

ESTÁGIO 2012-2013 ESPN

Os canais ESPN lançaram nesta semana o programa de estágio para os anos de 2012 e 2013. Na área de comunicação, há vagas para estudantes de Jornalismo, Rádio e TV, Propaganda e Marketing, Publicidade, Marketing, Comunicação e Marketing, Propaganda, e Administração com ênfase em Marketing.
Estudantes com formação prevista de dezembro de 2013 a junho de 2014 estão aptos a participar do processo seletivo do programa de estágio da ESPN, que estará com inscrições abertas até o dia 14 de outubro. Conhecimento do idioma inglês e do pacote Office são alguns requisitos desejados pelo veículo.
Sem delimitar a quantidade de estudantes que serão selecionados para o estágio, a ESPN informa que o programa terá a duração de dois anos e que os escolhidos devem ter disponibilidade para trabalhar 30 horas por semana. Os estudantes que ingressarem no estágio terão direito a bolsa auxílio "compatível com as práticas do mercado", além de vale-transporte, vale-refeição, assistência médica e seguro de vida.

http://espnbrasil1.espn.com.br/estagio

Enviado por: Marco Antônio Frabetti
Postado por: Edson Paiva

CAIXA RETIRA DO AR PROPAGANDA QUE RETRATA MACHADO DE ASSIS COMO BRANCO.

A Caixa Econômica Federal informou que suspendeu a veiculação de peça publicitária em que um ator branco interpretava o escritor Machado de Assis. Em nota, assinada pelo presidente do banco, Jorge Hereda, a Caixa “pede desculpas a toda a população e, em especial, aos movimentos ligados às causas raciais, por não ter caracterizado o escritor, que era afro-brasileiro, com a sua origem racial”.
A propaganda fazia parte da campanha em comemoração aos 150 anos do banco. Na nota, “a Caixa reafirma que, nos seus 150 anos de existência, sempre buscou retratar, em suas peças publicitárias, toda a diversidade racial que caracteriza o nosso país. Esta política pode ser reconhecida em muitas das ações de comunicação, algumas realizadas em parceria e com o apoio dos movimentos sociais e da Secretaria de Política e Promoção da Igualdade Racial (Seppir) do Governo Federal”.
“A Caixa nasceu com a missão de ser o banco de todos, e jamais fez distinção entre pobres, ricos, brancos, negros, índios, homens, mulheres, jovens, idosos ou qualquer outra diferença social ou racial”, acrescentou.
No último dia 19, a Seppir também divulgou nota sobre a campanha da Caixa, lamentando que Machado de Assis tenha sido representado por ator branco. “Uma solução publicitária de todo inadequada por contribuir para a invisibilização dos afro-brasileiros, distorcendo evidências pessoais e coletivas relevantes para a compreensão da personalidade literária de Machado de Assis, de sua obra e seu contexto histórico”, diz a secretaria.
Segundo a Seppir, o episódio ocorreu no momento em que a Seppir e a Caixa se uniram para elaborar “um termo de cooperação que envolve, entre outros, aspectos relacionados à representação de pessoas negras nas ações de comunicação”.
A Seppir informou que recebeu por meio da Ouvidoria Nacional da Igualdade Racial denúncia sobre a peça publicitária. Foram, então, encaminhados pedidos de providências para a presidência e ouvidoria da Caixa, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e o Ministério Público Federal.
Nessa nota, a Seppir pediu a correção da produção do vídeo, como forma de a Caixa reconhecer "o equívoco" e considerar "o diálogo que vem mantendo com a sociedade ao longo da sua trajetória institucional”.

Da Agência Brasil
Enviado por: Marco Antônio Frabetti
Postado por: Edson Paiva

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

EMPREGO

ARTE FINALISTA
- maior de 18 anos
- nível superior - cursando - Publicidade e Propaganda
- disponibilidade de trabalho - 44 horas semanais diárias
Áreas de Conhecimento:
- corel draw e pacote adobe (nível de conhecimento avançado)
- experiência comprovada no setor de criação
Os interessados deverão encaminhar curriculo e portifólio para:
adm@mbgrafica.com.br com cópia para arte@mbgrafica.com.br

Postado por: Edson Paiva

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

VAGA PARA WEB MARKETING ASSISTANT

Royal Caribbean Cruzeiros Brasil
curso: Publicidade e Propaganda
DESCRICAO: Web Marketing Assistant
REQUISITOS:
• - Responsável pelo conteúdo e gerenciamento dos web sites da companhia
• - Experiência Planejamento e execução de ações em Redes Sociais (Facebook, Twitter, YouTube e Orkut);
• - Elaboração de relatórios e análise de métricas relacionadas às ações de marketing on-line e off-line;
• - Inglês fluente
• - Conhecimento elementar em HTML, linguagem Web, Photoshop e InDesign.
LOCAL: Avenida Paulista, 37
HORARIO: 9h às 18h30
BENEFICIOS: VT, VR
BOLSA: Negociável
SITE: http://www.royalcaribbean.com.br/
email: fvasconcellos@rccl.com.br
OBSERVACOES: Enviar CV até 09/10.

Postado por: Edson Paiva

PROPAGANDA E PROPRIEDADE INTELECTUAL

Propaganda não pode ter registro no INPI

Por Marina Ito

Por entender que a expressão "uma forte ligação a você", usada após a marca Telebahia, tem cunho de propaganda, a 1ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região acompanhou, nessa terça-feira (30/8), voto do relator, desembargador Abel Gomes e negou recurso da Telemar. A empresa contestava na Justiça um ato administrativo do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) que negou o registro da marca Telebahia — uma forte ligação a você.
Em primeira instância, a juíza Marcia Nunes de Barros, da 13ª Vara Federal Cível do Rio de Janeiro, afirmou que, na época do Código de Propriedade Industrial, de 1971, era possível registrar além da marca, expressões ou sinais de propaganda. Ela citou o artigo 73, do CPI: "Entende-se por expressão ou sinal de propaganda toda legenda, anúncio, reclame, palavra, combinação de palavras, desenhos, gravuras, originais e característicos que se destinem a emprego como meio de recomendar quaisquer atividades lícitas, realçar qualidades de produtos, mercadorias ou serviços, ou a atrair a atenção dos consumidores ou usuários."
Entretanto, diz a juíza, com a Lei 9.279, de 1996, não é mais possível o registro de expressões. No caso, explicou Marcia Nunes de Barros, era preciso analisar se o pedido feito pela Telemar estava entre os que não podem ser registrados, conforme o artigo 124, inciso VII, da atual Lei de Propriedade Intelectual. "Para se verificar se se trata de expressão ou sinal de propaganda, deve-se analisar se o signo destina-se a: 1) recomendar atividades; 2) realçar qualidades; ou 3) atrair a atenção dos consumidores ou usuários", explicou.
Para a juíza, a expressão "uma forte ligação com você" tem essa função. "Reputo evidente que a expressão Uma forte ligação a você, acrescida ao signo Telebahia, visa exatamente o reforço deste: 1) recomendando as atividades da companhia telefônica; 2) realçando suas qualidades (amizade, companheirismo, vínculo, ligação); 3) atraindo a atenção dos consumidores e usuários."
Quanto ao elemento "Telebahia", a juíza afirmou, na sentença, que assim como Telerj, Telesp, Telemig, não se trata de expressão ou sinal de propaganda, e sim expressão que serve para identificar os serviços de telefonia em vários estados. Muitos desses signos, diz, já são protegidos pelo sistema de marcas com registro no INPI. "No caso concreto, fato é que a própria empresa autora já é titular dos registros 006.327.656 e 006.327.664 para as marcas nominativa e mista Telebahia", completa.
A juíza também afastou a alegação da companhia de que se tratava de extensão de direitos previamente adquiridos. Ela disse que o registro citado pela empresa foi obtido antes da nova lei, quando era possível registrar expressões. O prazo de vigência de 10 anos daquele registro, obtido de acordo com o Código de Propriedade Intelectual de 1971, já havia terminado, sendo declarado extinto pelo INPI.
Ao analisar o recurso da empresa, a 1ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região manteve a sentença.

Enviado por: Marco Antônio Frabetti
Postado por: Edson Paiva

QUEM TEM EXPERIÊNCIA ?

Prova de redação:

Num processo de seleção da Volkswagen, os candidatos deveriam responder a seguinte pergunta: Você tem experiência?
A redação abaixo foi desenvolvida por um dos candidatos. Ele foi aprovado e seu texto está fazendo sucesso, e ele com certeza será sempre lembrado por sua criatividade, sua poesia, e acima de tudo por sua alma.

REDAÇÃO VENCEDORA:
Já fiz cosquinha na minha irmã só pra ela parar de chorar, já me queimei brincando com vela. Eu já fiz bola de chiclete e melequei todo o rosto, já conversei com o espelho, e até já brinquei de ser bruxo. Já quis ser astronauta, violonista, mágico, caçador e trapezista. Já me escondi atrás da cortina e esqueci os pés pra fora.. Já passei trote por telefone. Já tomei banho de chuva e acabei me viciando. Já roubei beijo. Já confundi sentimentos. Peguei atalho errado e continuo andando pelo desconhecido. Já raspei o fundo da panela de arroz carreteiro, já me cortei fazendo a barba apressado, já chorei ouvindo música no ônibus. Já tentei esquecer algumas pessoas, mas descobri que essas são as mais difíceis de esquecer. Já subi escondido no telhado pra tentar pegar estrelas, já subi em árvore pra roubar fruta, já caí da escada de bunda. Já fiz juras eternas, já escrevi no muro da escola, já chorei sentado no chão do banheiro, já fugi de casa pra sempre, e voltei no outro ins tante. Já corri pra não deixar alguém chorando, já fiquei sozinho no meio de mil pessoas sentindo falta de uma só.
Já vi pôr-do-sol cor-de-rosa e alaranjado, já me joguei na piscina sem vontade de voltar, já bebi uísque até sentir dormentes os meus lábios, já olhei a cidade de cima e mesmo assim não encontrei meu lugar. Já senti medo do escuro, já tremi de nervoso, já quase morri de amor, mas renasci novamente pra ver o sorriso de alguém especial. Já acordei no meio da noite e fiquei com medo de levantar. Já apostei em correr descalço na rua, já gritei de felicidade, já roubei rosas num enorme jardim. Já me apaixonei e achei que era para sempre, mas sempre era um 'para sempre' pela metade. Já deitei na grama de madrugada e vi a Lua virar Sol, já chorei por ver amigos partindo, mas descobri que logo chegam novos, e a vida é mesmo um ir e vir sem razão. Foram tantas coisas feitas, momentos fotografados pelas lentes da emoção, guardados num baú, chamado coração.
E agora um formulário me interroga, me encosta na parede e grita:
'Qual sua experiência?'
Essa pergunta ecoa no meu cérebro: experiência. Será que ser 'plantador de sorrisos' é uma boa experiência? Não! Talvez eles não saibam ainda colher sonhos!
Agora gostaria de indagar uma pequena coisa para quem formulou esta pergunta:
'Experiência? Quem a tem, se a todo momento tudo se renova?'

Autor Desconhecido
Postado por: Edson Paiva