segunda-feira, 23 de agosto de 2010

"SILVIO SANTOS VEM AÍ" VAI PARAR NA JUSTIÇA

SBT foi condenado nesta semana por uso indevido do jingle na TV; canção foi criada por Archimedes Messina

Jingle, que embala todos os programas do apresentador, rende uma multa ao SBT

Na mesma semana em que celebra 29 anos de existência (leia sobre o aniversário aqui), o SBT viu-se diante de um problema com uma de suas marcas mais tradicionais. Na quarta-feira 18, a 18ª Vara Cível do Fórum Central de São Paulo condenou a emissora a pagar R$ 1,4 milhão ao autor do famoso jingle "Sílvio Santos vem aí", o publicitário e músico Archimedes Messina.

O processo por danos morais e materiais havia sido movido por Messina há muitos anos. A reclamação reside no fato de que a música, composta no ano de 1964, foi feita somente para a utilização no rádio. Ao longo da existência do SBT, porém, o jingle foi incorporado na programação televisiva, sendo tocado em vinhetas e em todos os programas de auditório apresentado por Sílvio Santos.

Para calcular a multa o tribunal usou como base 1% do valor que teria sido arrecadado com 30 segundos de venda de espaço (em uma comercialização normal de publicidade) por cada domingo que o programa Silvio Santos foi exibido, ao longo dos últimos 20 anos. De acordo, com os cálculos, os 1040 domingos contabilizados somam o montante de R$ 1,4 milhão.

Procurado pela reportagem de M&M Online, o SBT, por meio de sua assessoria de imprensa, afirma que não ainda não foi notificado oficialmente da multa, mas declara que, assim que isso ocorrer, irá contestar a sentença. Pela decisão do tribunal, não cabe recurso à medida, mas a emissora poderá contestar a determinação da maneira que desejar.

Considerado um dos grandes nomes da história da publicidade no Brasil, Archimedes Messina é o autor de diversos jingles e canções famosas que marcaram diversos anunciantes e ainda fazem parte da memória popular. Além do famoso "Silvio Santos bem aí", que acabou caracterizando a figura e o estilo do proprietário do SBT, Messina também assina outras músicas famosas de comerciais, como os jingles "Seu Cabral" e "Varig, Varig, Varig" (para a companhia aérea Varig) e "Não adianta bater" (para a Pernambucanas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário