sexta-feira, 7 de maio de 2010

Entrevista com o Sérgio Marin


“A cada dia sei o quanto não sei”, dentre outras coisas é assim que ele se autodenomina.
Com suas respostas diretas e perspicazes, respondeu todas sem hesitar, citando até mesmo Albert Einstein.
Para quem não o conhece, uma ótima oportunidade para saber curiosidades sobre alguém com um currículo tão vasto e respeitável.
Aproveitem, com certeza, muito do que há por aqui, vocês não saberão em aula.
Publicitários ou não, aprendam com Sérgio Marin


AX: Qual a sua formação.Por quais universidades você passou?
Marin: Graduado em administração de empresas pela universidade de São Caetano do Sul (USCS) com especialização em marketing, mestrado e doutorado em comunicação mercadológica pela universidade Metodista.


AX: O que te levou a se interessar pelo meio publicitário?
Marin: Um dos professores do meu curso de graduação (hoje reitor pela segunda vez da universidade São Caetano do Sul) convidou-me para ser seu assistente na disciplina de marketing do curso de propaganda da universidade metodista. Passei de assistente a titular aos 24 anos de idade, permanecendo por 26 anos no curso de propaganda dessa universidade.


AX: Além das aulas ministradas no UNIFIEO, leciona em outra Instituição?
Marin: Comecei lecionando na universidade Metodista.
Em 1990 fui convidado a lecionar no curso de pós da USCS e em 1996 implantei os cursos de comunicação social na mesma instituição; primeiramente publicidade e propaganda depois jornalismo e radio e TV, permanecendo no cargo até 2003. Estou na universidade até hoje, como professor.
De 1999 até 2009 lecionei na universidade Anhembi Morumbi, no curso de publicidade e propaganda e em pós-graduação na área de administração empresarial.
Professor convidado do centro universitário Eurípedes Soares da Rocha de Marilia, para curso de pós-graduação.
Idem-UNOESC de Chapecó – Santa Catarina- como professor do curso de pós-graduação e consultor para a implantação do curso de publicidade e propaganda, além de membro das bancas de seleção dos professores da instituição.
Universidade Coração de Jesus de Curitiba nos cursos de pós-graduação
Uninove curso de pós-graduação na área de marketing e banking
Unifieo desde 2002 em propaganda, administração de empresas e na pós-graduação.


AX: Como você descobriu sua verdadeira vocação?Nos conte um pouco sobre sua trajetória.
Marin: Como já mencionei, alguém fez o favor de me indicar o caminho e eu descobri a minha verdadeira missão.
Sempre trabalhei, além de ministrar aulas, em vendas e marketing na área têxtil lançando dezenas de grifes.
Obtive expressivo sucesso profissional e material, mas lecionando é que consigo me realizar. São 35 anos no exercício do magistério superior.
Quem faz o que gosta não precisa trabalhar.


AX: Se você não tivesse seguido pelo caminho da Comunicação Social, o que teria feito?
Marin: Teria me dedicado mais à área de vendas e marketing.


AX: Qual a sua opinião a respeito das propagandas atuais?
Marin: A maioria de ótima criatividade, pois o mundo não está para amadores.
Alguns podem até se perder por tentar fazer algo diferente, algo novo, mas vale tentar.
Ninguém vende “chocolate gostoso”; todos o são.
Ninguém vende shampoo que limpa seus cabelos e sim os que se diferenciam nos detalhes.


AX: Poderia citar alguma que tenha chamado muito sua atenção?
Marin: Em geral as de carros são ótimas, da distribuidora de moveis Ikea equivalente no Brasil a Tok Stok.
Aguas Evean - com propagandas dos bebes patinadores e bebes nadadores.
Brasileira citaria a dos limões da Pepsi Twist e das Havaianas em geral que trabalham o humor com muita criatividade.


AX: Considera a propaganda brasileira um modelo para o mundo?Ou prefere a publicidade de outros países?
Marin: O Brasil é um dos paises mais premiados variando entre a terceira e quinta posição no mundo.
Lembrando que o primeiro leão de Cannes, conquistado pelo Brasil, foi em 1974 através de Washington Olivetto com o fantástico texto e ilustração do “Homem de 40 anos”


AX: Existe algum publicitário de renome no país ou fora dele que você admire, por que?
Marin: O Oliveto (W Brasil), Alex Periscinoto (Almap) que trouxe, nos anos 60, a dupla de criação para o Brasil. Julio ribeiro (Talent) a agencia da Brastemp.
Da nova geração Nizan Guanaes, Eduardo Ficher, Marcelo Serpa e tantos outros.


AX: Poderia nos dizer a propaganda mais antiga da qual se recorda?
Marin: Esso dá ao seu carro o máximo (gotinha).
Cobertores Parayba,
Pernambucanas,
Desodorante Mum


AX: Considerando todo o tempo que você se encontra na instituição, qual o trabalho de conclusão de curso mais te surpreendeu?
Marin: As surpresas agradáveis foram inúmeras, o pessoal da FIEO (professores e alunos) tiram leite de pedra basta verificar a quantidade de prêmios conquistados pelos alunos na APP (Associação Paulista de Propaganda), onde concorremos com todas as faculdades de PP do estado de São Paulo, e ganhamos das chamadas instituições grifes de São Paulo.


AX: Você se considera um professor tirano, enérgico?
Marin: Respeito se adquire.
Medo se impõe.
Respeito se adquire pela autoridade do conhecimento e não pelo autoritarismo.


AX: Quais são suas expectativas em relação aos cursos de Comunicação Social no UNIFIEO, agora ao assumir a coordenação?
Marin: Agregar pessoas e valores.
Fazer que os professores tenham prazer de trabalhar na instituição e que os alunos sintam orgulho de ter escolhido a melhor faculdade da região.
Espero, que em breve, o maior irradiador pró-ativo do curso sejam os próprios alunos, trazendo colegas para estudar no UNIFIEO.


AX: Qual sua opinião a respeito dos alunos do curso de Publicidade e Propaganda do UNIFIEO?
Marin: Com extraordinária capacidade de superação, o que não encontrei com facilidade em outras universidades que lecionei.
Encontramos um ótimo relacionamento entre professores e alunos e entre os próprios alunos, coisa difícil de se verificar nos dias de hoje. Vide noticiários da imprensa.


AX: Quais são as principais deficiências que acredita que o curso ainda tenha e que pretende sanar ou amenizar ?
Marin: Deficiências fazem parte das mudanças constantes que passamos ao longo do tempo. Prefiro chamar de desafios que sempre estarão presentes, pois estamos sempre crescendo, evoluindo para superar novos desafios. Propostos frente à evolução do mercado.


AX: Em sua opinião como está a questão da empregabilidade para os alunos recém formados ou em curso nesta área?
Marin: Emprego praticamente está acabando. Devemos criar um projeto para nós.
Criar grupos de trabalho especializado.
Trabalho com carteira assinada tem apenas cem anos e está no final.
Devemos fazer algo notável e não algo para sermos notados.
Precisamos ir para o escasso, ser diferente, ser o melhor.
Estamos na era do conhecimento, muitos ficam apenas com as informações e não trabalham esse conteúdo para gerar seus próprios conhecimentos.
Muitos querem bons cargos e bons salários e esquecem de serem os melhores profissionais.
Estamos na fase do ter, temos hoje, mais amanhã.
Busquemos o ser, o ser interior, isso ninguém nos tira, pois é residente em nós.
Somente pensando assim vamos conseguir um trabalho, por conseguinte sucesso.
Amando o que fazemos, tendo o prazer de trabalhar, o sucesso será decorrente.
“O ÚNICO LUGAR AONDE O SUCESSO VEM ANTES DO TRABALHO É NO DICIONARIO”.
ALBERT EINSTEIN


AX: Qual seria a deficiência mais comum encontrada dos profissionais recém formados nessa área ?
Marin: Falta de perseverança em busca da conquista colocar seu sonho no papel e marcar prazo para consegui-lo.
Ficamos infelizes quando começamos a comparar, o que temos ou quem somos com outros que nos cercam.
Devemos fortalecer os pontos fracos e sustentar os fortes e partir em busca da conquista.


AX: Defina em poucas palavras o que é para você ser publicitário.
Marin: Busca incansável pelo novo. Não ter medo de mudanças.
Não ter preconceito, desde que não ofenda sua moral e seus costumes.
Ter equilíbrio.
Ter um bom nível de quociente virtual.
Ter empatia, se colocar no lugar do outro.
Dominar as artes para formar seu gosto estético.
Preocupar-se com o ser. O ter será decorrência.
Fazer e refazer pelo menos 50 vezes. Não ter preguiça de refazer para melhorar.
O refazer aprimora.


AX: O que você achou da iniciativa de alunos elaborarem um blog para que os estudantes possam interagir trocando informações sobre a publicidade e as novidades do mercado?
Marin: Excelente. É mais um canal de comunicação que se abre entre alunos, professores, instituição e a comunidade.


AX: Qual reação você espera dos demais estudantes? Acha que é uma boa idéia utilizar a linguagem de aluno para aluno para criar interesse, informar?
Marin: Sim. Quem pode e deve agregar valores ao curso são vocês.
Com participação colaborativa teremos um curso cada vez mais interessante.
Todas as sugestões são sempre bem vindas à medida que podemos aprimorar e adequar ao grupo, lembrando que a educação é uma ação compartilhada.


AX: Quais são seus principais projetos que pretende implementar como coordenador de curso?
Marin: Maior participação junto à comunidade interna e externa.
Trabalhar líderes de opinião para reproduzirem positivamente sobre nosso curso e instituição.
Com ajuda do grupo de trabalho formado por alunos trazer palestrantes ou pessoas influentes da área para eventos específicos e ou semana da comunicação.
Sugiro como denominação do grupo de trabalho formada por alunos, núcleo de práticas acadêmicas “NUPA”.
Formar turmas também pela manhã.
Abrir cursos de pós-graduação em comunicação social (gestão da comunicação), pois os cursos da FIEO são de ótima qualidade e com preços muito baixos.
Obtendo-se um excelente custo beneficio para os alunos.
Projeto portas abertas – um dia de aula para os pais dos alunos entrantes do primeiro semestre.


AX: Qual o tipo de conteúdo gostaria de ver veiculado em nosso blog? Tem alguma sugestão?
Marin: Assuntos relacionados à aplicação prática dos conteúdos teóricos do curso.


AX: Quais são suas expectativas em relação à agência experimental? Qual sua importância na formação dos estudantes do curso?
Marin: Que alunos e professores utilizem esse espaço na elaboração de projetos e mostrem o curso para a comunidade interna e externa através de exercícios acadêmicos.


AX: Aceitaria responder a perguntas de alunos por meio do nosso Blog?
Marin: Sim.


AX: Para finalizar, Marin x Marin, como você se descreveria?
Marin: Agente de mudança.
Agregador.
Perseverança.
Bom humor
Gratificado com o sucesso dos alunos.
Oriento vários caminhos a escolha/decisão é sua.
A cada dia sei o quanto não sei.
Preciso aprender sempre.

Parabéns pela iniciativa e está lançado um novo desafio: usar o blog como uma ferramenta de atualização, aprendizado, interação e integração de alunos, professores e instituição.

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sérgio Marin...nossa...ótima escolha para a entrevista! Quem já estudou ou estuda na FIEO sabe do que estou falando... Morria de medo e sofria por antecedência assistindo as bancas de Publicidade quando ele estava lá... Quando se ouve o nome "Marin" as pernas bambeiam...rs
    Nossa que saudade...pois bem... eu cheguei no oitavo semestre e tive vários atendimentos com o MESTRE! Aprendi muito... ri bastante... tomei várias broncas... fiz e refiz várias vezes os trabalhos, mas digo com TODA A CERTEZA... valeu a pena! E tive a certeza disso quando apresentei meu tcc e quem estava na banca? O Marin... claro! E o melhor foi ver ele falando que o trabalho estava ótimo! Sem dúvida foi a maior e melhor recompensa que pude ter! Alunos que ainda o tem por perto...aproveitem! Porque com certeza vocês vão sentir muita falta! =)
    À você Marin, o meu mais sincero OBRIGADO por tudo! E sucesso... sempre!

    ResponderExcluir
  3. Se já gostava do Marin antes dessa entrevista, hoje posso dizer que, com certeza, ele ganhou mais uma fã!
    Estou muito feliz em tê-lo como coordenador do curso de Publicidade, e a cada dia me orgulho mais de estudar no UNIFIEO!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Tive apenas um atendimento com ele e isso resumi o pouco que aprendi nesse atendimento.

    "A dúvida é o principio da sabedoria."
    Aristóteles
    "O começo da sabedoria é encontrado na dúvida; duvidando começamos a questionar, e procurando podemos achar a verdade." (Pierre Abelard)

    Seu atendimento fazia questionar se esse era exatamente o caminho certo a percorrer, esse questionamento nada mais era que o princípio da saberdoria.

    ResponderExcluir
  5. Gosto do Marin, acho um ótimo profissional e de tanto dar pauladas nos alunos acaba por prepara-los melhor para a selva do mercado de trabalho.
    Fizemos o pior TCC da história da FIEO e mesmo assim ouvi dele que a lição foi muito grande e se aproveitada seria para o resto da vida.
    Obrigado Mestre.
    P.S.: Só uma crítica quanto a entrevista. Acho que está muito superficial e manjada. Desafiar os entrevistados com temas polemicos e diretos seria muito mais interessante e útil aos seguidores do Blog.

    ResponderExcluir
  6. Paulo Henrique,

    Deixe suas sugestões de perguntas, serão bem vindas.

    ResponderExcluir
  7. Opa pode deixar.
    Valeu pela abertura!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Muiiiiiiiiiiitoooo Bom Marin !

    Se eu já o admirava como aluno, agora muito mais.
    Fico contente de ver novos projetos ai na faculdade.
    Gostei muito do blog e acho muito válido essa iniciativa que só vem agregar em todos sentidos.

    Parabéns a todos !!!

    Felipe Antonalia - Aluno formado em PP na Fieo em 2007

    www.flickr.com/felipeantonalia

    ResponderExcluir
  9. Meus parabéns, Marin!
    Não tive a oportunidade de lhe conhecer melhor como professor, mas sua competência é conhecida por todos os alunos.
    Queria parabenizá-lo pelas transformações que propoem e que está colocando em prática no nosso Curso de Publicidade. Já fazia tempo que o curso necessitava de uma pessoa de "voz" para assumir o cargo de coordenador.
    Pelo que se pode ver, os ex alunos, assim como eu, tb estão comprometidos e torcendo para que o curso da Fieo mantenha sua qualidade e melhore a cada dia. Comunidade acadêmica é literalmente uma comunidade. E o compromisso com sua qualidade e a valorização do conteúdo que produz é de caráter vitalício. Espero que a administração da Fieo entenda isso.

    Sucesso a toda comunidade Fieo!
    abs.
    Thiago

    ResponderExcluir