quarta-feira, 26 de setembro de 2012

COPA NO BRASIL - 2014

Por:Alexandre Zaghi Lemos

Mascote da Copa do Mundo de 2014 será Amijubi, Fuleco ou Zuzeco. Começou a  votação online para escolha do nome do tatu-bola apontado pela Fifa como o mascote oficial do evento. Ele será eleito por  meio de votação online.
Assim a Fifa cumpriu neste domingo, 16, mais uma etapa da estratégia de marketing para a Copa do Mundo do Brasil de 2014.
Foi apresentado oficialmente pelo ex-jogador Ronaldo, que é membro do Comitê Organizador Local, no programa Fantástico, da Rede Globo, o mascote oficial do evento: um tatu-bola estilizado, conforme já
noticiado anteriormente. O animal, ameaçado de extinção, é nativo do Brasil e foi escolhido entre 47 propostas criadas por seis agências de publicidade e escritórios de design brasileiros.
O desenho vencedor foi desenvolvido pela agência 100% Design. Para a escolha, a Fifa levou em conta especialmente a identificação com o principal público-alvo desta ação: as crianças com idade entre 5 e 12
anos.
O mascote da Copa de 2014 já tem uma canção oficial, chamada Tatu Bom de Bola, cantada pelo sambista Arlindo Cruz, mas ainda não tem nome.
Em uma estratégia parecida com a da Adidas, que fez uma pesquisa popular com mais de um milhão de votos para escolher o nome da bola Brazuca, a Fifa também está consultando o público sobre qual deve ser o nome do mascote oficial da Copa.
São três opções: Amijubi, Fuleco e Zuzeco. As explicações oficiais da Fifa para os nomes sugeridos são: “Amijubi' é a união das palavras ‘amizade’ e ‘júbilo’, duas características marcantes da personalidade
do nosso mascote e que refletem a maneira de ser dos brasileiros. Além disso, esse nome tão original está ligado ao tupi-guarani, em que a palavra ‘juba’ quer dizer amarelo – a cor predominante no mascote!”.
“Fuleco é a mistura das palavras ‘futebol’ e ‘ecologia’, dois componentes fundamentais da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. O nome do nosso mascote mostra como essas duas palavras combinam perfeitamente e ainda incentivam as pessoas a ter mais cuidado com o meio ambiente”.
“Zuzeco foi formado dos elementos principais de ‘azul’ e ‘ecologia’. Azul é a cor dos mares da maravilhosa costa brasileira, dos rios que cruzam o País e do nosso lindo céu. E é também, claro, a cor da carapaça especial do mascote. Ele sabe que pertence a uma espécie vulnerável e, por isso, também sabe o quanto é importante divulgar e incentivar a conscientização ecológica entre seus amigos do mundo inteiro”.
A decisão final será conhecida no dia 25 de novembro. Os votos serão colhidos até lá pelo site www.fifa.com/mascote
Essas três possibilidades foram definidas por comitê composto por personalidades como o jogador Bebeto, o sambista Arlindo Cruz, a escritora Thalita Rebouças e o publicitário Roberto Duailibi.
Mas a maior dificuldade mesmo, assim como no caso da bola, é encontrar nomes que possam ter sua patente registrada em todo o mundo. De uma lista inicial de 450 nomes, apenas 13 passaram pela primeira fase jurídica e foram analisados pela comissão convidada.
A campanha promocional para escolha do nome do mascote está sob os cuidados das agências Banco de Eventos e Panda Digital.

Enviado por: Marco Antônio Frabetti
Postado por: Edson Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário