Por: Rafael Araújo Noventa - CSP8NA
Começo este texto falando da experiência do interdisciplinar do sexto
semestre. Desenvolvemos uma campanha para uma ONG que cuidava de crianças
carentes e achamos que daí prá frente a vida estaria mais fácil, que o próximo
cliente viria de forma tranquila, que seria uma grande empresa e que eles
passariam as informações com facilidade, que seriamos os queridinhos dos donos
da empresa, seria uma verba acima de 10 milhões e todos os prazos seriam
cumpridos. Doce ilusão.
Na verdade todas possíveis
empresas disseram não e o tempo para entrega do briefing estava cada vez menor,
até que na mesma semana conseguimos duas empresas: O Shopping União e a maravilhosa Bio Extratus.
Optamos pela segunda. E a primeira etapa do briefing foi dividida e todos
participaram fazendo alguns itens. O primeiro semestre do último ano começou
exigindo mais participação de todos os integrantes e pela primeira vez cada um
cuidou muito bem da sua área.
A princípio nosso planejamento de
investimento seria de R$5.000,00 e aos poucos cada um foi depositando sua parte
e as etapas do briefing eram feitas em sua ordem, mas, foi no segundo semestre
que a “brincadeira” ficou mais séria, “o tempo fechou”, os prazos estavam para
vencer, parece que toda a produção aconteceu em um único mês: Outubro. Por Deus!
Que mês foi este?
O spot, o vídeo, as peças, vídeo
case, etnográfico – tudo, ou melhor, 70%
do trabalho foram finalizados em Outubro. E o que ficou foi concluído em que
mês? Novembro. Sendo que dia 11 seria a apresentação. A agência trabalhou feito gente grande, prá valer. Ah, nosso
investimento para produzir o TCC quase chegou nos R$6.000,00.
Importante também falar que as
informações mercadológicas não foram fáceis de conseguir, a nosso verba era
relativamente baixa, a dona da empresa não virou “queridinha”, mas ajudou como
pode.
Tivemos também problemas com a
versão do word, que desconfigurou nosso book e fez entregarmos, depois e por
isso perdemos ponto na nota. Até aí tudo bem né? Não. O PPT não salvava os
slides, os vídeos não rodavam, calor insuportável, tensão e muitas pessoas para
se orgulhar. O TCC é realmente puxado, chega a enlouquecer. E a maior provação
é apresentar para mais de 200 pessoas.
Atenção novas agências, se
antecipem o quanto puderem! Deixar para última hora é andar sobre uma corda
bamba, correndo o risco, com a sombrinha em uma mão e o book na outra. Ao sair
da Faculdade no dia 11 de Novembro de 2014, percebi que o vento levou a minha
aflição e trouxe a satisfação de ter escolhido a carreira certa. O melhor curso
do mundo todo.
Valeu a pena!
Nenhum comentário:
Postar um comentário