Por: Rafael Souto de Oliveira (Lupa Comunicação)
O TCC foi uma das piores e melhores experiências da minha vida. Nunca senti tanto sono, tanta fome e dor de cabeça. Isso porque eu servi o exército, heim?! É uma experiência estressante, e, assim como eu vi no quartel, chegar ao nosso limite (físico e psicológico) é péssimo.
Foram noites e noites na frente do computador tentando tirar do papel as idéias malucas que tínhamos nos atendimentos. Foram litros e mais litros de energético, para poder agüentar o estágio no outro dia e ainda ir pra Fieo depois. Foram “nãos” e mais “nãos” nos atendimentos, retrabalhos diversos, vontade de desistir e nunca mais voltar e uma outra infinidade de coisas negativas. É horrível!
O bom é que o crescimento nunca vem de forma fácil. Se o TCC tivesse sido tão colorido e fácil quanto um jogo de Super Nintendo, eu não teria tanto orgulho de mim e do trabalho. Valeu a pena! E eu faria tudo novamente. Tentaria fazer melhor, lógico. Sempre dá pra melhorar, mas não mudaria muita coisa.
Para deixar melhor, com certeza eu passaria mais 100 noites acordado, tomaria mais 100 litros de energético e tentaria fazer atendimentos com os professores depois das 22h30. E não reclamaria, muito menos pensaria em desistir. Não vale a pena. Não mesmo. Não depois de sentir aquela sensação de missão cumprida, sem dúvidas a melhor que eu senti até hoje.
A dica que dou pra quem ainda vai passar por isso é para tentar não reclamar. Segurar firme e seguir em frente. Reclamar só atrapalha o processo e é a maior causa de briga nas agências. Ao invés de reclamar, engula seco e traga mais 50 novas idéias (ou versões do briefing). É assim que funciona em uma agência de verdade. Seja parceiro dos integrantes da sua agência e humilde. Muito humilde. Foi a humildade e a parceria que fizeram da minha agência a única que não teve nenhuma briga em 2012. Não que as outras agências não fossem também, mas a nossa prioridade era exclusivamente essa. Garanto que essa vai ser uma das melhores experiências da sua vida. E a mais inesquecível também. Na hora que a banca terminar, você, assim como eu, finalmente vai perceber que tudo valeu a pena. Nesse momento também, você vai se tocar que a sua estadia aqui terminou, seus anos de Fieo acabaram, e aí, não tenho dúvidas, você vai querer voltar e fazer tudo de novo, sem reclamar.
Postado por: Edson Paiva
quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
A EXPERIÊNCIA DO TCC (DE EX-ALUNO PARA ALUNO)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário